"Uma igreja alegre que leva o Evangelho a sério."

Minha foto
Rua Valdemar Fidalgo, 83 - Senador Camará - Rio de janeiro - RJ Cep: 21831-440

sábado, 21 de janeiro de 2012

Dia 22 - Dia Mundial da Religião

Dia 22 - Dia Mundial da Religião 

"Amanhã é o Dia Mundial da Religião - data instituída pela Fé Baha'i nos Estados Unidos e que, pelo jeito, andou pegando pelo mundo. A idéia é a união de todas as religiões. Por um lado, respeito o direito de qualquer ser humano de crer no que quiser. Sou a favor da liberdade de religião e de crença. Por outro, usando este mesmo direito, declaro que só há uma religião que realmente une o pecador perdido a um Deus santo e justo, que é aquela que proclama a justificação pela fé em Jesus Cristo, o Filho de Deus, morto pelos nossos pecados e ressurreto para nossa justificação."

Augustus Nicodemus Lopes

sábado, 14 de janeiro de 2012

Alicerces que não se abalam


Alicerces que não se abalam

Atos 27.23-25

Diante da força da natureza, seja como for maremotos, ventos, tempestades, não existe alicerce feito pelo homem que suporte. Nesta época do ano somos testemunhas de tantas catástrofes por causa das chuvas e ventos, e em outras épocas do ano acontecem de outras formas e vemos como os alicerces feitos materialmente são frágeis.

O texto base fala que Paulo mais 276 pessoas enfrentavam uma das piores tempestades registradas na bíblia, com risco de perderem a vida, o navio era arrastado para onde o vento queria, parecendo que o naufrágio era inevitável.

Tempestades acontecem a todos os instantes na vida das pessoas, sejam elas de ordem financeira, emocional, familiar etc. E quando elas chegam roubam a paz, a tranqüilidade e em alguns casos até o prazer de viver, e dependendo do alicerce em que você estiver apoiado a queda será questão de tempo.

O apóstolo Paulo é um paradigma, um exemplo que devemos seguir quando passarmos por tempestades, quais são os alicerces que não se abalam?

1º Alicerce está no verso 23 “O Deus de quem eu sou”, Paulo sabia a quem ele pertencia, um Deus poderoso, que cuida de cada um em particular, um Deus que está no controle de tudo.

2º Alicerce está ainda no verso 23 “A quem eu sirvo”, Paulo sabia que o Deus a quem ele servia é um Deus que socorre um Deus que os planos não podem ser frustrados.

3º Alicerce está no verso 25 “eu confio em Deus”, Paulo demonstrou confiança em um momento onde muitos perdem a cabeça, confiar é saber que Deus vai agir.

Muitos pensam que o navio estava sem controle, mas estava no controle de Deus na direção que Deus queria. Tenha estes três alicerces na vida e por pior que seja a tempestade não vai acabar com você.

Sem. Vanderson Marlon L. Ribeiro

sábado, 7 de janeiro de 2012

Semana Mundial de Oração


SEMANA MUNDIAL DE ORAÇÃO 

 Nossa igreja esteve toda esta semana em oração. Este foi o grupo deste sábado, mas esteve conosco vários outros irmãos. Deus abençoe a todos!

Dia da Liberdade de culto. E por falar nisso...

DIA 07 DE JANEIRO - DIA DA LIBERDADE DE CULTO
e por falar nisto...

CRISTÃOS QUEIMADOS VIVOS NA NIGÉRIA


Mais um caso de cristãos sendo queimados vivos. Um verdadeiro absurdo! Triste demais, mas é a pura realidade!

Mãe e filho cristãos foram mortos a golpe de facão e depois queimados.

Persiste a expulsão de cristãos de regiões majoritariamente islâmicas. Com seus ataques planejados, os muçulmanos tentam forçar a emigração dos cristãos, especialmente das províncias multireligiosas do centro da Nigéria (como Adamara, Plateau State e Taraba).

Os muçulmanos querem introduzir a sharia (A doutrina dos direitos e deveres religiosos do islã) em toda a Nigéria. Segue o relato do jovem Nsikak Apkaidiok:

"Tornei-me cristão quando estava na universidade. Ao retornar para casa compartilhei com minha família as experiências que tive com o Senhor. Meu pai ficou furioso pois não queria saber do cristianismo. Ele amarrou minhas mãos nas costas e não me dava comida. Mas eu fiquei firme! Quando minha situação piorou, fui levado ao hospital. Mas era tarde demais: minhas duas mãos tiveram de ser amputadas".

Infelizmente, os cristãos brasileiros reclamam de muito pouco, lideres religiosos abrem a boca e dizem, estou sendo perseguido...

Ainda não viram o que é realmente uma perseguição. Em quanto alguns bricam de ser cristão, e outros usam a mídia para atacar o outro. Muitos cristãos estão morrendo todos os dias por amor a Cristo, e por professar sua fé em Jesus, estão sendo cortados como animais em um matadouro e queimados como lenha.

“Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.” Mateus 24:9

“E sereis odiados por todos por amor do meu nome; mas quem perseverar até ao fim, esse será salvo.” Marcos 13:13

Essa notícia não é falsa, como muitos estão dizendo. Tudo isso aconteceu devido os conflitos entre muçulmanos e cristãos. Se tem alguém mentido é quem diz que a notícia é falsa.


Postado por Paula Ricci - Blog Luz Para Viver

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O seu pastor não é o seu pai. Você não deve ser uma criança!


O seu pastor não é o seu pai.
 Você não deve ser uma criança!


A ninguém sobre a terra chameis vosso pai; porque só um é vosso Pai, aquele que está nos céus. [Jesus Cristo em Mateus 23.9]


Muito tempo passou para que eu entendesse essa frase de Jesus Cristo. Como assim? Eu não posso chamar o meu pai de pai? Seria isso? Até que um dia li a maravilhosa interpretação de Jonh Stott sobre o texto. Ora, Jesus na verdade estava condenando o paternalismo. É bom lembrar que o contexto da frase é um sermão contra os fariseus.

A igreja não interpretou a máxima de Cristo literalmente (I Co 4.15; Fp 2.22 e I Jo 2. 1, 13, 14) e, também, não houve tendências fortes na história da Igreja contra a palavra “pai” ou “mestre”. Seria um grave erro ler esse texto literalmente, pois perderíamos a essência daquilo que Cristo de fato está condenando: o paternalismo, ou seja, a liderança que infantiliza e a membresia que se deixa infantilizar.

O paternalismo é defino pelo dicionário Houaiss como “sistema, princípio ou prática de dirigir pessoas, negócios ou nações de forma paternal”, ou seja, é a infantilização de indivíduos consensualmente entregues a lideres que querem determinar os passos e a vida dos liderados. Como um pai cuido do seu pequeno filho dependente e inseguro, o filho “espiritual” acaba igualmente dependente. Mas a criança um dia cresce, enquanto que muita criança “espiritual” é eternamente presa no paternalismo.

O líder cristão deve ensinar princípios, mas não dirigir vidas. O líder cristão, por exemplo, deve ensinar os princípios de um casamento cristão, mas não deve tentar dirigir com palpites o casamento de um casal de sua igreja. O aconselhamento não é o mesmo que intervenção na vida alheia. O líder precisa de discernimento para não misturar as coisas. Aconselhar é necessário. Determinar é abominável. Ensinar valores é essencial, mas mandar qual rota deve ser seguida é totalitário.

A insegurança é uma posição de conforto

“Eu posso fazer isso?”, eis uma pergunta costumeira feita para pastores por cristãos inseguros. Ora, onde está a maturidade desse cristão? Um cristão tutelado é um cristão fraco espiritualmente. É normal que um neófito faça essas indagações, mas infelizmente inúmeros cristão “velhos na fé” estão como no leite materno. Um cristão que sempre depende da resposta alheia para agir certamente precisa conhecer melhor a Deus e sua Palavra. Não, não estou defendendo um individualismo daqueles que pensam em viver de modo independente, como numa bolha isolado dos conselhos dos outros (pastores, pais, amigos etc.). Mas não podemos correr para o extremo da completa dependência. Viver é um arte individual. Ninguém poder viver por você. As escolhas não podem ser terceirizadas.

É grave saber que em nome do cuidado muitos pastores querem aprovar ou reprovar namoros ou noivados em suas congregações. É uma interferência indevida. Ou ainda um pastor que determina ou proíbe um divórcio. Cabe o conselho, o ensinamento de princípios, mas nunca uma intervenção como essa. A decisão é pessoal, mesmo que a decisão seja errada. O pai do filho pródigo, mesmo sendo pai, não impediu que o filho saísse de casa.

Caro irmão, o pastor não é o seu pai. Caro pastor, o membro de sua igreja não é o seu filho pequeno para ser tutelado. Que todos nós possamos crescer em maturidade na vida e na liderança. Que o membro não seja infantil na busca de conforto e proteção, quando deveria agir. Que o líder não seja paternalista, querendo ser mais do que realmente foi chamado pelo Senhor Soberano. Que o líder não infantilize ninguém com sua mensagem água com açúcar. Que a igreja seja um lugar onde as pessoas cresçam no dia a dia “até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo” (Ef 4. 13 ).

Postado por Gutierres Siqueira
teologiapetencostal.com